“ACOMODAÇÃO ME INCOMODA!”

Vereador Adalberto diz que não dá mais para passar a mão na cabeça da Viação Rocio

Mais um discurso contundente marcou nesta noite (19-02) a participação do vereador Adalberto Araújo (PSB) na Câmara Municipal. O edil disse ter tomado conhecimento pela imprensa de reunião do prefeito e vereadores com diretores da empresa Viação Rocio, detentora do monopólio do transporte coletivo em Paranaguá. “Fiquei feliz com a notícia sobre a aquisição de sete novos ônibus, mas precisamos avançar mais”, disse Adalberto, relembrando que a tarifa local é das mais caras do país, mas que há graves problemas como a falta de veículos, rotas e horários adequados, assim como a ausência de integração das linhas. 

Juntamente com o vereador Adriano Ramos (PSDB), Adalberto veio de ônibus desde Alexandra (horário das 6h30) para filmar e fotografar a dura realidade do transporte coletivo na região. “As pessoas são tratadas como gado, apinhadas e muitas vezes perdem o horário do trabalho e da escola”, frisou o vereador tucano, que se alinha a Adalberto na luta por serviços públicos de melhor qualidade.

Ao falar sobre o valor abusivo da tarifa e da fala dos representantes da empresa de que não há possibilidade de redução, o vereador Adalberto tornou a exigir a planilha de custos da empresa: “Eu acredito que haja espaço, sim, para redução do valor ou pelo menos para que se ofereça o transporte integrado; o que não pode é aceitar a explicação simplória de que não há como reduzir ou melhorar o serviço. Se a empresa acha que não tem como arcar com os custos, ela que pegue seu boné e vá embora”, argumentou.

Adalberto concluiu seu pronunciamento dizendo que já passou o tempo de passar a mão na cabeça de empresário de transporte coletivo em Paranaguá. “Vimos o sofrimento dos usuários, gente trabalhadora, como a dona Bruna Rafaela, que há vários anos é vítima do descaso da empresa ao levar sua filhinha para a creche nesse trajeto de Alexandra”, referindo-se ao desabafo de uma cidadã que hoje, coincidentemente, sequer conseguiu ultrapassar a roleta e passou vários pontos do seu destino. “Essa acomodação em relação a empresas como CAB e Viação Rocio me incomoda profundamente. Temos de cobrar uma nova postura, de respeito e de dignidade aos usuários; fomos eleitos e seremos cobrados por isso”, finalizou.

21 thoughts on ““ACOMODAÇÃO ME INCOMODA!”

    • Olá, Sirlei, obrigado pela interação e pelas palavras. Fomos eleitos para servir e nao para nos servir. Nao fizemos mais do que nossa obrigação. Continue nos acompanhando para conferir nosso trabalho e dos demais vereadores. Valeu!

  1. Vereador, era justamente com relação a Viação Rocio que tenho uma idéia de projeto de lei para o senhor.
    Que tal propor que motoristas sejam proibidos de exercer dupla função?
    Em Curitiba, motoristas são proibidos de trabalhar como cobradores o que não ocorre aqui em Paranaguá.

    • Caro Luiz, obrigado por interagir. Ano passado foi proposta lei nesse sentido, mas derrubada pelos vereadores. Eu tenho cópia completa desse processo legislativo e já estou estudando a possibilidade de torná-la a propor nesta legislatura. Também concordo com seu ponto de vista. Além de reduzir postos de trabalho e aumentar o estresse de motoristas, prejudica a qualidade do serviço e coloca em risco a vida dos passageiros. Estamos juntos nessa.

    • Luíz, projeto nesse sentido foi apresentado mas rejeitado pela Camara no final do ano passado. Eu apoio a lei, tanto que estou com copia completa do processo legislativo. Vou verificar a viabilidade de ser reapresentado nesta legislatura.

    • Adriano Silva Demetrio'

      Parabens os vereadores Adalberto & Adriano pela atitude! Precisávamos de vereadores assim nesta cidade esquecida.

    • Obrigado, Bruna, mas é nossa obrigação. Usei parte de seu desabafo para ilustrar meu pronunciamento na Câmara, na última 3a feira. Conte com nossa atuação firme em favor da população.

    • Agradeço, minha gente! Esse retorno de vcs só nos enche de energia e nos faz lembrar da grande responsabilidade que temos justamente com a população que mais precisa de representação, aquela mais carente, mais necessitada. Continuem acompanhando nosso trabalho.

  2. Parabens Sr e Dr. Adalberto pela atitude, era deste tipo de pessoa que precisavamos para nos representar, não utilizo transporte publico, porem fico indignado com o alto valor e o descaso que vejo no dia dia com a população que utiliza este meio de transporte.
    Vc tem meu total apoio contra este tipo de gente. E uma das coisas mais certas seria colocar em Paranaguá concorrencias, outras empresas de onibus, assim elas teriam que brigar entre elas por valores e melhorias no transporte e quem ganharia com isto seria toda a população.
    E não so a viação rocio, mais tambem a viação graciosa teria que ter uma concorrencia para melhor atender o povo na temporada, afinal a reodoviaria é do municipio e os vereadores tem total liberdade para abrir uma licitação de concorrencia com estas empresas que se acham donas de Paranaguá.

    • Obrigado pela interação, Renildo. Levantar as falhas, pedir correção, eh o mínimo que se pode fazer em relação a essas empresas concessionárias. E pedir pra população acompanhar, nos momentos decisivos, a votação de pedidos de investigação. Participação dos cidadãos, dos meios de imprensa, eh mt importante.

  3. JETRO MARTINS DOS SANTOS

    PARABENS DR. ADALBERTO, NÃO ESTÁ NA HORA DE FAZER LICITAÇÃO PRA OUTRA EMPRESA DE ONIBUS ATUAR NA CIDADE, COM A CONCORRENCIA O VALOR DA PASSAGEM CAIRIA PELA METADE.
    EM PARANAGUÁ A PASSAGEM ESTÁ MAS CARA QUE NA CAPITAL CURITIBA.

    • Há contrato, decorrente de licitação anterior, que precisa ser respeitado. Penso que o caminho agora eh levantar com propriedade e amplo conhecimento, as demandas, as necessidades do setor, o que nao esta sendo cumprido, para então cobrar melhorias. E caso nao atendidas, seria o caso de sugerir ao prefeito que rescinda o contrato e convoque licitação para nova contratação.

  4. Bom dia Adalberto e Adriano (transmita a ele por gentileza) Parabens, que esta iniciativa de vcs ñ pare nos primeiros obstaculos e que outras sejam tomadas em outras areas tb. Precisamos de vereadores atuantes de verdade, e ñ apenas de oratoria. Mais uma vez Parabens e abraços aos dois.

    • Valeu, Rose. Eh depois da eleicao, que a população fica sabendo quem eh quem. Quem tem só discurso, e quem tem realmente um compromisso com o povo. Esteja acompanhando a gente. Grande abraço!

  5. Marcos Antonio Cordeiro

    O Nobre edil, terá o apoio dos demais colegas de oposição e situação nessa ilibada ” Casa de Leis ” bem como do Alcaide dessa Comarca, caso contrário deverá ferrenhamente usar todas as fontes e veículos de informação, bem como convocar toda a população para fazer o MP usar de todo rigor para interceder em auxílio ao munícipe que sofre com o descaso e a humilhação. Chegamos em um momento insuportável e só nos resta implorar pela redução significativa da tarifa do transporte coletivo ou chegaremos ao caos por necessidade e com consequências terríveis, pois como cidadão não quero presenciar ações de vandalismo e revolta como recentemente vem ocorrendo no Estado vizinho.

    • Bem isso, meu irmão Marcos Antônio! Vamos tentar trazer uma nova consciência politica, de responsabilidade, juntos aos nossos pares. Mas se nosso clamor, que penso, representa a vontade do povo, nao ecoar, vamos municiar o Ministério Publico para atuar conosco, alem de usar todas as ferramentas possiveis para divulgar os fatos. Esteja nos auxiliando.

  6. Bom dia DR Adalberto, quero deixar aqui o meus parabéns pelo seu trabalho e quero dizer que tem meu apoio em tudo que for fazer em favor da população.
    pode contar comigo…..um grande abraço..eu tenho certeza que DEUS VAI SEMPRE ESTAR NO SEU LADO PARA COISAS BOAS…

    • Obrigado, meu irmão Márcio da União! Precisaremos de vc e de sua liderança comunitária nos momentos cruciais. Um grande abraço, meu amigo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*