• Home
  • /Matérias Especiais
  • /CEMITÉRIO MUNICIPAL: Prefeitura nega violação de túmulo; moradores confirmam denúncias
CEMITÉRIO MUNICIPAL: Prefeitura nega violação de túmulo; moradores confirmam denúncias

CEMITÉRIO MUNICIPAL: Prefeitura nega violação de túmulo; moradores confirmam denúncias

cemiterio

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá informou nesta quarta-feira (14), “que não houve violação de túmulo nas dependências do cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo” e que “O relato que chegou a veicular na imprensa tratava-se, na verdade, de uma manutenção de rotina feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)”.

Veiculada no site da prefeitura, a nota de esclarecimento afirma que a situação estaria “normalizada”, e que o espaço “passou recentemente por limpeza, com roçada e capinação, tanto no interior como na parte externa.”

A Rádio Terra Nativa havia divulgado com exclusividade a notícia da violação do túmulo na edição da última segunda-feira (12). O ouvinte Jairo Figueira e sua mãe, Neuza Figueira, moradora do bairro Campo Grande, participaram por telefone do Jornal da Terra Nativa e denunciaram o caso que repercutiu em alguns blogs de notícias da cidade e na TVCi, emissora de televisão local.

Apesar da nota de esclarecimento divulgada ontem pela prefeitura, as imagens levadas ao ar pela TVCi no dia 13 confirmam a falta de manutenção e capinação. A reportagem também reiterou a denúncia dos moradores de que o túmulo permaneceu aberto por vários dias e que o odor exalado é insuportável.

No dia 14, a internauta Maria da Glória Gonçalves comentou na página da Rádio Terra Nativa no facebook, a situação de abandono do cemitério: “Eu não consigo ir nos túmulos do meu filho , do meu esposo e pais devido ao grande matagal, sujeira e por medo de assalto, sem contar os mosquitos, aí pergunto: de que adianta campanha de combate a dengue … se o lixo e água parada estão tomando conta”, indaga a contribuinte.

Problemas são antigos

O descaso com o campo santo já havia sido denunciado pelo departamento de jornalismo da Rádio Terra Nativa e por autoridades locais há vários meses. A falta de manutenção e vigilância tem acarretado furtos e até assaltos a mão armada, no cemitério e no interior das capelas. “Velórios têm sido interrompidos à noite e os corpos recolhidos pelas funerárias, como forma de evitar a ação dos marginais”, comenta o vereador Adalberto Araújo (PSB). Outra opção absurda relatada pela internauta Josete Hespanha, é a de realizar os velórios a “portões fechados”, como trazido pela equipe de reportagem da emissora na semana passada.

Mais informações sobre o assunto você confere logo mais, no Jornal da Terra Nativa, que vai ao ar a partir de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 14h00, em AM 1570 e também pelo site www.terranativasul.com.br.

Veja ainda:

– Matéria da Rádio Terra Nativa repercutida no Blog do Miro Ferraz (12/01/15): http://miroferraznews.com.br/2015/01/12/em-paranagua-tumulo-violado-segue-aberto-ha-5-dias-apesar-de-reclamacoes/

– Reportagem da TVCi (13/01/15): https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=VnXJZ_FVZqc

– Nota de esclarecimento da Prefeitura de Paranaguá (14/01/15): http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia6517.html

Departamento de Jornalismo da Rádio Terra Nativa AM 1570 www.facebook.com/terranativasul www.terranativasul.com.br Fone (41)3424-2408

Foto: Marcio Tibilletti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*