Conheça o Adalberto

Adalberto Marcos de Araújo nasceu em Paranaguá em 1969. É filho da costureira Maria de Lourdes (in memoriam) e do ensacador aposentado Josué Pequeno de Araújo, que foi militante do MDB em Paranaguá durante o Regime Militar. Casado com Ivonete desde 1990, é pai de Guilherme (sogro de Danielle), Gustavo e Maria Paula

É formado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), possui títulos de Especialização em Direito Previdenciário pelo UNICURITIBA e em Direito Público pelo UNIPOSITIVO/ESMAFE. Advogado desde 2002, participa de diversos seminários e congressos, especialmente na área do Direito da Seguridade e da Assistência Social.

É membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP, ex-Procurador Jurídico do Sindicato do Magistério de Paranaguá e do Sindicato dos Servidores Públicos de Pontal do Paraná. Na Subseção da OAB em Paranaguá, foi Conselheiro e respondeu pela Comissão de Prerrogativas Profissionais no Litoral, a qual tem como objetivo assegurar as garantias legais e constitucionais no exercício da advocacia.

Adalberto exerceu cargo de assistente administrativo na Prefeitura Municipal de Paranaguá de 1988 a 1989, quando foi aprovado em 1º lugar no concurso público da Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá – CAGEPAR. Lá trabalhou de 1989 a 1998, exercendo as funções de escriturário, gerente administrativo-financeiro, assessor de diretoria e diretor administrativo- financeiro.

Na Fundação Municipal de Esportes de Paranaguá – FUNDESPORTES, foi atleta, técnico e instrutor de seleções de Xadrez de 1987 a 2006. Através de parcerias entre prefeitura municipal e entidades como FUNDESPORTES, SESC e Clubes Litterário e Olímpico, ensinou xadrez a mais de mil crianças e jovens parnanguaras, revelando talentos que viriam a se tornar posteriormente campeões estaduais e nacionais, inclusive com algumas participações internacionais. Confessa que a maior recompensa, no entanto, é constatar que “a imensa maioria melhorou sua condição social e intelectual através do ambiente saudável proporcionado pelo esporte”.

Como enxadrista, Adalberto Araújo representou a cidade e o país em diversas competições, sagrando-se campeão paranaense juvenil, vice-campeão brasileiro juvenil, tricampeão estadual, campeão sulbrasileiro, heptacampeão dos Jogos Abertos do Paraná, bicampeão dos Jogos Abertos Brasileiros e do Campeonato Brasileiro Interclubes. Participou de duas finais do Campeonato Brasileiro Absoluto (2003 e 2004), além do Campeonato Panamericano Juvenil (1986) e do Campeonato Mundial de Jovens (1993). Nas décadas de 1980 e 1990, organizou vários torneios e campeonatos de nível estadual e nacional, com destaque para o Campeonato Mundial de Jovens em Paranaguá (1993).

Em 2004, obteve a graduação de Mestre da Federação Internacional de Xadrez – FIDE.
Adalberto foi também presidente da Federação Paranaense de Xadrez – FPX (1995/2000) e da Academia Brasileira de Cultura e Xadrez – ABCX (2004/2006).

Entre 2000 e 2004 foi sócio-proprietário do Jornal Expressão, periódico parnanguara de circulação dirigida. Ex-articulista dos jornais Diário do Comércio, Gazeta Parnanguara e Folha de Paranaguá. Idealizou e participou da coluna “Seu Direito”, que foi ao ar semanalmente em 2012 pela Rádio Aliança FM (98.3). Desde outubro de 2019, apresenta o programa “Bom Dia Cidade”, pela Rádio Cidade FM 97.3, ao lado da comunicadora Vall Nascimento. Possui registro profissional como jornalista.

Ao longo dos anos, tem sido reconhecido por apoiar entidades filantrópicas e desenvolver atividades beneficentes e desportivas em Paranaguá e região.

Em 12/05/2012 foi ordenado Pastor através do Missionário Daniel Mastral (Ministério Guerreiros da Luz, São Paulo/SP). De maio/2012 a outubro/2018 presidiu voluntariamente (sem remuneração) a Igreja Missionária “Jesus é a Verdade”, em Paranaguá/PR.

Em sua primeira disputa eleitoral (2012), sob o slogan “Palavra, Trabalho, Justiça”, elegeu-se vereador pelo PSB com 1.455 votos. Foi autor do Código de Ética da Câmara Vereadores, da Lei da Ficha Limpa Municipal, do Projeto que extingue o Voto Secreto dos Vereadores, do Projeto Tribuna Cidadã (Palavra para o povo na Câmara), entre outros. Ainda como vereador, destacou-se na defesa do Magistério, na luta contra as irregularidades na Viação Rocio e na concessionária de saneamento. Lutou também contra o assédio moral a servidores, contra os «fantasmas» e «fichas sujas» na Prefeitura.

Em 2014, disputou eleição para deputado federal, obtendo 5.508 votos. Disputou a sucessão municipal em 2016 pelo PHS, como vice-prefeito na chapa com Alceuzinho Maron, obtendo a terceira colocação. Jornalista registrado na DRT desde 06/03/2019. No mesmo ano, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB, a convite do presidente estadual do partido, João Arruda.